Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Ego e os Mecanismos de Defesa

Maravilhosa contribuição que Freud nos deu para nos conhecer melhor.

O EGO faz parte da teoria de Freud sobre o aparelho psíquico apresentado na segunda tópica, que tem a função da percepção, repressão, memória, sentimentos, pensamento, regido pelo princípio de realidade e de prazer. É ele quem orienta, aprende e evita o sofrimento em sentido de preservar-se. Enquanto todo tipo de experiência, sem assimilação, sem filtro, e como somatização, sem data, tempo - atemporal - chega ao inconsciente e são reprimidos, no ID tem-se o reservatório de energias que influenciam o comportamento humano, mesmo este não sabendo em muitas vezes o que faz, as escolhas que toma, enfim, que tendem a satisfação. Mas é o Ego quem gerencia as experiências conscientes, é ele quem controla as ações.

Freud aponta para o ID como o que modifica o Ego e interage com ele,  e o Ego este por sua vez, interage com o mundo externo como que negociando com ID e a realidade aquilo que pode ser e que é possível de ser realizado, descarregado das pulsões.

Os mecanismos de defesa trabalham em sentido de proteger a integridade do Ego, devido às investidas das pulsões do ID que podem levar a situações difíceis, a danos. Logo, os mecanismos de defesa defendem o Ego para não sofrer com as grandes investidas de energia que vem dali e que querem a todo custo se dar na realidade, decarregar.