O ego e os mecanismos de defesa
Citação de itamar cabral monteiro em junho 17, 2024, 10:39 amA compreensão de que represamos traumas e que estes influenciam nossos comportamentos, e que os traumas permanecem latentes, com saídas controladas pelo Ego, por meio de lapsos, sonhos, análise, etc ..., é bastante compensador. Observar que temos mecanismos de defesa para que o que está latente não seja percebido, embora tais impulsos ou pulsões nos controlem, é muito interessante, pois Freud descreveu por meio de um pensamento crítico e científico, algo que podemos comprovar na experiência diária em nossas vidas. Ao fazer análise pude perceber que muito do que tenho de comportamento errático se deve a traumas da infância e muito do que preciso fazer para elaborar e resolver meus problemas também está na compreensão dos mecanismos de defesa. A compreensão é efetiva, quando a própria psiquê do indivíduo serve de campo experimental. Nada mais avassalador que compreender os próprios traumas e desejos reprimidos, a partir da compreensão psicanalítica do sujeito e seus objetos de satisfação ou identificação.
A compreensão de que represamos traumas e que estes influenciam nossos comportamentos, e que os traumas permanecem latentes, com saídas controladas pelo Ego, por meio de lapsos, sonhos, análise, etc ..., é bastante compensador. Observar que temos mecanismos de defesa para que o que está latente não seja percebido, embora tais impulsos ou pulsões nos controlem, é muito interessante, pois Freud descreveu por meio de um pensamento crítico e científico, algo que podemos comprovar na experiência diária em nossas vidas. Ao fazer análise pude perceber que muito do que tenho de comportamento errático se deve a traumas da infância e muito do que preciso fazer para elaborar e resolver meus problemas também está na compreensão dos mecanismos de defesa. A compreensão é efetiva, quando a própria psiquê do indivíduo serve de campo experimental. Nada mais avassalador que compreender os próprios traumas e desejos reprimidos, a partir da compreensão psicanalítica do sujeito e seus objetos de satisfação ou identificação.