O Ego e os Mecanismos de Defesa
Citação de FVFreire em julho 17, 2024, 2:26 pmNeste módulo ficou compreendido que as três instâncias que formam a personalidade são passíveis de observação de modo diferenciado. O ID, só é observável quando uma pulsão obtiver passagem aos sintomas pré-consciente e consciente. O SUPEREGO, se torna visível quando afronta o Ego, por meio de sentimento de culpa que gera pela sua crítica e, por sua vez, utiliza medidas para se defender dos ataques das pulsões que buscam intensamente conseguir seus fins com muita obstinação e energia. o id concerne à pulsão as paixões, e no ego predomina a razão. No que foi abordado ainda neste módulo, mostra que Anna Freud, juntamente com seu pai, durante muitos anos dispensou uma atenção especial ao estudo dos mecanismos de defesa identificando cinco grandes atributos, que são eles: 1- as defesas são a melhor maneira de enfrentar os conflitos e os afetos; 2- as defesas são parcialmente inconscientes; 3- as defesas são distintas entre si; 4- é possível transformar as defesas, apesar de assemelharem-se com os sintomas psiquiátricos; 5- as defesas podem desempenhar uma função adaptativa, porém também podem ser patológicas. Portanto, o ego além de defender das pulsões do id, ele também se defende dos afetos associados a estas. Afetos como amor, nostalgia, ciúme, mortificação, dor e pesar. De acordo com o que foi estudado neste módulo, os principais mecanismos de defesa são a repressão, a negação, a racionalização, o isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão, a identificação, a dissociação, o deslocamento, a sublimação e a idealização.
Neste módulo ficou compreendido que as três instâncias que formam a personalidade são passíveis de observação de modo diferenciado. O ID, só é observável quando uma pulsão obtiver passagem aos sintomas pré-consciente e consciente. O SUPEREGO, se torna visível quando afronta o Ego, por meio de sentimento de culpa que gera pela sua crítica e, por sua vez, utiliza medidas para se defender dos ataques das pulsões que buscam intensamente conseguir seus fins com muita obstinação e energia. o id concerne à pulsão as paixões, e no ego predomina a razão. No que foi abordado ainda neste módulo, mostra que Anna Freud, juntamente com seu pai, durante muitos anos dispensou uma atenção especial ao estudo dos mecanismos de defesa identificando cinco grandes atributos, que são eles: 1- as defesas são a melhor maneira de enfrentar os conflitos e os afetos; 2- as defesas são parcialmente inconscientes; 3- as defesas são distintas entre si; 4- é possível transformar as defesas, apesar de assemelharem-se com os sintomas psiquiátricos; 5- as defesas podem desempenhar uma função adaptativa, porém também podem ser patológicas. Portanto, o ego além de defender das pulsões do id, ele também se defende dos afetos associados a estas. Afetos como amor, nostalgia, ciúme, mortificação, dor e pesar. De acordo com o que foi estudado neste módulo, os principais mecanismos de defesa são a repressão, a negação, a racionalização, o isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão, a identificação, a dissociação, o deslocamento, a sublimação e a idealização.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱