Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Ego e os Mecanismos de Defesa

Ao longo desse módulo foi possível entender que o ego se desenvolve a partir da diferenciação das capacidades psíquicas em contato com a realidade exterior. Sua atividade é, em parte, consciente ( percepção e processos intelectuais) e, em parte, pré-consciente e também inconsciente.

Os três elementos da personalidade humana - Id, Ego e Superego.

Ao longo das aulas foi possível compreender que as três instância estejam em equilíbrio, para que as pulsões não se tornem patológicas.

Também foi possível perceber que o ego é um aparelho psíquico com funções predominante conscientes visando adaptar-se com a realidade externa, memória, percepção, pensamento, atenção, juízo crítico, ação motora, entre outras. O ego possui funções inconscientes, coo mecanismos de defesa e produção de angustia.

A função do ego é mediadora, integradora e humanizadora entre as pulsões, as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior.

Os mecanismos de defesa do ego são processos subconscientes desenvolvidos pela personalidade, os quais possibilitam a mente desenvolver uma solução para conflitos, ansiedades, hostilidades, impulsos agressivos, ressentimentos e frustrações não solucionados ao nível da consciência.

Foi possível conhecer os mecanismos de defesa são a: repressão, a negação, racionalização, isolamento, a formação reativa, a projeção, a regressão e a sublimação, sendo tais mecanismos encontrados em sujeitos saudáveis e sua presença excessiva é, via de regra, a indicação de possíveis sintomas neuróticos.

Sobre os grupos compreendi que o indivíduo é influenciado pelo grupo a vida grupal produz alterações na vida psíquica.

 

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱