Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O EGO E OS MECANISMOS DE DEFESA.

O ego é como um “eu consciente” que tenta equilibrar os desejos internos, as exigências morais do superegoe a realidade ao nosso redor.
Para lidar com os conflitos e pressões, o ego usa mecanismos de defesas que são formas inconscientes de proteger a mente de angústias, dores ou medos.
Mecanismos como a negação, a projeção e a racionalização acontecem no dia a dia, muitas vezes sem que a gente perceba.
Além disso, entendi que o mundo externo tem um papel enorme na formação da nossa personalidade. Desde a infância, absorvemos valores, crenças, regras e comportamentos do ambiente em que vivemos, família, escola, cultura, religião, redes sociais. Isso tudo vai moldando nossa forma de sentir, pensar e se relacionar.
Em grupo, muitas vezes adotamos padrões para nos sentir aceitos, o que também influencia nossa identidade. Por isso, a personalidade não se forma sozinha, ela é o resultado de vivências internas e das experiências que temos com o mundo ao redor.
Essa compreensão me ajudou a olhar para mim e para os outros com mais empatia, sabendo que por trás de cada atitude existem histórias, defesas e influências externas que moldam quem somos.