Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O ego e os mecanismos de defesa

O ego é aquela parte do id que foi modificada pela influência direta do mundo externo, por intermédio do sistema percepção consciência.

O ego em função de sua ligação com o sistema perceptivo, cria a organização temporal dos processos psíquicos e o subordina á aprovação da realidade. O ego alterna os processos de pensamento e obtém êxito no adiamento das descargas motoras e busca controlar a energia.

O ego ampara a consciência e as percepções externas, enreda o pré-consciente e contém parte do inconsciente, como função mediadora relacionada ao mundo externo pelo sistema percepção consciência e, por outro lado, se forma do ID e sobre ele tenta exercer uma função conciliadora.

No ego predomina a razão e no id predomina as paixões.

O ego utiliza medidas defensivas para se defender dos ataques das pulsões que buscam intensivamente para conseguir seus fins com muita obstinação e energia. Essas defesas acontecem invisivelmente no caso do recalcamento que é bem sucedido, como também acontece com a formação reativa que é uma das principais defesas do ego contra o id.

Mecanismos de defesa São:

Regressão, formação reativa, identificação, deslocamento, fixação, racionalização, projeção, introjeção, sublimação, negação, isolamento, dissociação e idealização.