Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O ego e os mecanismos de defesa

O ego se forma do Id e sobre ele tenta exercer uma função conciliadora, atua como mediador, tentando  conciliar as exigências contraditórias do Id (princípio do prazer), do superego (moralidade) e do mundo exterior (princípio da realidade), buscando a satisfação dos desejos de forma mais segura e realista.  O ego ampara a consciência e as percepções externas, enreda o pré-consciente e contém parte inconsciente. O ego tem uma função mediadora relacionada ao mundo externo, pelo sistema de percepção-consciência. O ego interpreta o mundo externo, processa informações, toma decisões conscientes e Inconscientes. No ego predomina a razão e no id, as paixões. O ego lida com as demandas do id e do superego. Se houver desequilíbrio dessas estruturas o resultado será uma personalidade mal-adaptada. Das três instâncias da personalidade, o ego  é a que possibilita observação direta. O ego utiliza medidas defensivas para se defender dos ataques das pulsões. Para se proteger da ansiedade e de conflitos internos, o ego visa os mecanismos de defesa.

Os Mecanismos de Defesa- são estratégias parcialmente inconscientes que o ego utiliza para excluir da consciência  os conteúdos indesejáveis para proteção do aparelho psíquico. O ego utiliza-se de um número limitado de defesas durante os períodos da vida, podendo escolher  ora um, ora outro.

Os principais mecanismos de defesa são: Repressão, Negação, Racionalização, Isolamento, Formação reativa, Projeção, Repressão, Identificação, Dissociação, Deslocamento, Sublimação, Idealização, Fixação, etc.