Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Ego e os Mecanismos de Defesa.

O ego é uma das três partes da estrutura da personalidade segundo a teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Ele é responsável pela mediação entre os impulsos primitivos e irracionais do id e as demandas da realidade externa. Além disso, o ego também é responsável por desenvolver mecanismos de defesa para proteger o indivíduo do estresse e da ansiedade.

Os mecanismos de defesa são estratégias mentais inconscientes que o ego utiliza para lidar com emoções e pensamentos que são considerados ameaçadores ou perturbadores. Eles ajudam a proteger a autoestima e a manter a estabilidade emocional, mas podem impedir o crescimento pessoal e a resolução de conflitos.

Existem vários mecanismos de defesa, alguns exemplos incluem:

  • Repressão: quando o ego empurra memórias ou pensamentos dolorosos para o inconsciente, impedindo que eles afetem a consciência.
  • Negação: quando o ego se recusa a aceitar uma realidade perturbadora.
  • Projeção: quando o ego atribui características indesejáveis a outras pessoas, em vez de reconhecê-las em si mesmo.
  • Deslocamento: quando o ego redireciona impulsos ou emoções negativas de uma fonte original para outra menos ameaçadora.
  • Sublimação: quando o ego canaliza impulsos e emoções negativas em atividades socialmente aceitáveis e produtivas.

É importante notar que os mecanismos de defesa são saudáveis em doses moderadas, mas podem se tornar problemáticos quando usados em excesso ou de forma rígida. A terapia psicanalítica pode ajudar as pessoas a entender e trabalhar com seus mecanismos de defesa para alcançar uma maior compreensão de si mesmas e maior flexibilidade emocional.

PAULO ROBERTO DUARTE has reacted to this post.
PAULO ROBERTO DUARTE

Os mecanismos de defesa, repressão, negação, formação reativa, projeção, racionalização, regressão, deslocamento e sublimação são determinados pela forma como se dá a organização do Ego que quando bem organizado , tende a ter reações mais conscientes e racionais.

 

Como parte integrante do sistema psicanalítico do ser humano, o ego traz em si a possibilidade de apresentar-se como ferramenta de defesa em meio a algumas situações relacionadas ao estresse ou emoções semelhantes, permitindo ao indivíduo a sensação de bem-estar.