Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O ego e os mecanismos de defesa

-O ego ampara a consciência e as percepções externas.Ele tem uma função mediadora relacionada ao mundo externo pelo sistema percepção-consciencia.

-As 3 instâncias: os,ego e superego formam a personalidade e são passíveis  de observação de modo diferenciado.

-Constituição libidinal dos grupos:

Libido: energia de todas as pulsões que podem ser abrangidas pelo amor, de forma ampla:amor sexual,amor próprio,amor pelos pais e filhos,amor na amizade,etc.

-Lado emocional: constitui a essência da mente grupal.

-Membro de 1 grupo: o sujeito identifica-se como líder e também com os outros membros do grupo.

-Dinâmica: o sujeito abandona o seu ideal de ego em prol do amor a um líder.O objeto foi colocado no lugar do ideal do ego e assim, todos os membros do grupo o fizeram o que faz com que se identifiquem uns com os outros em seu ego.

-Quando uma pessoa é  incorporada num grupo, se considera forte, com uma grande energia para resolver todos os desafios, sente que pode enfrentar o mundo.

-A construção do processo de simbolizacao primária,  inicia pelo corpo.O bebê se sente envelopado primeiro pelo corpo da mãe  e depois pela sensação do aparelho digestivo: uma continuidade interna. Sinais dessa construção corporal:

*os ritmos de vaivém do olho no olho;

*o bico do peito na boca;

*a voz aveludada da mãe;

*o suporte costas-nuca-cabeça;

*a noção de esqueleto interno e a experiência tátil: a própria pele que fez superfície entre o dentro e o fora do corpo

-Psicologia das Massas

Primeira identificação: quando tomamos uma outra pessoa como um ideal. Uma criança idolatra o pai, toma essa forma de problemas.Ela pode agir semelhante a seu pai com certa agressividade.

Segunda identificação: quando me identifico a uma pessoa que era o meu objeto de amor,mas eu a perdi, porque terminei o relacionamento.

Terceira identificação: identificação histérica: quando imito inconscientemente outro porque eu me percebo na mesma situação que o outro.

Ex: uma jovem apaixonada pelo marido da amiga.Essa amiga que é casada com o objeto de desejo da jovem,fica grávida. Como a jovem gostaria de estar no mesmo lugar da amiga casada,ela pode desenvolver  uma gravidez psicólogica. Ela gostaria de estar grávida-quando eu quero estar no mesmo lugar do outro.

 

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱