Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Ego e os Mecanismos de Defesa - Mód. 6

É importante perceber que o processo de defesa nem sempre utiliza-se da melhor estratégia para proteger o indivíduo, seja do externo ou dele mesmo. Isso ocorre pelo fato desse sistema ser "construído" pelas percepções de mundo pessoais e portanto carrega dúvidas e anseios embutidos, assim como as principais ordens e características do meio social e familiar.

A defesa constituída pelo ego se dá de maneira perceptiva ao necessário do momento. Escolhendo com o que se tem e se conhece em dada situação e momento qual a melhor forma e qual motivo de realizar tal precaução. Carregando assim julgamentos pessoais e impostos, assim como características familiares, emoções criadas por essas características, assim como os anseios pelo comparativo do id perante o mundo perceptivo.

Podendo-se escolher ser parecido a alguém para fazer-se parte de algo maior e sentir-se seguro, assim como defender-se em afastamento por parecer-se com o que gera desconforto. Escolher afundar-se em si próprio como fuga do que se identifica como EU, de seus pulsões perante o TODO, assim como crescer por fazer prevalecer o EU desejado e forte perante o que constituiu-se ínfimo perante a força do EGO que reconhece o EU superior.