Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Ego, os Mecanismos de Defesa e o Indivíduo em Sociedade

O ego é uma das três partes da mente ou psique segundo a teoria psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud.
Ele atua como um mediador entre os desejos irracionais do id e as restrições morais impostas pelo superego. Assim, o ego atua como mediador entre o id e o mundo exterior, tendo que lidar com as memórias de todo tipo e com as necessidades físicas do corpo. Como ele opera de acordo com o princípio da realidade, seu tipo de pensamento é verbal e se caracteriza pela lógica e pela objetividade.

Os mecanismos de defesa são meios de proteção criados pelo inconsciente para distanciar indivíduos de eventos, atitudes, sentimentos, crenças, palavras e pensamentos desagradáveis. O conceito foi criado por Sigmund Freud e posteriormente aprofundado por sua filha Anna Freud.
De acordo com a teoria psicanalítica, são manifestações do ego diante de acontecimentos e fatores que geram sofrimento. O desenvolvimento desses meios de proteção do ego acontece de maneira inconsciente.

Freud, ao discutir a constituição psíquica, descortina a oposição entre vida social e psíquica e reafirma que o indivíduo se estrutura a partir do reconhecimento do outro, diferenciando o eu e o não-eu, a partir das relações sociais que os homens estabelecem entre si, tanto no sentido de controle da natureza quanto nos aspectos necessários para regular essas relações. Nesse sentido, se essas condições são as que viabilizam a civilização, são também as que restringem o indivíduo e acarretam implicações à sua constituição psíquica.