O eu
Citação de Felipe Corrêa dos Santos em dezembro 17, 2024, 5:46 pmO eu psíquico (ou ego, na teoria freudiana) é a estrutura que mediará os impulsos do id (primitivos) e as exigências da realidade externa. Ele atua como um regulador, buscando equilíbrio e minimizando conflitos entre desejo, moral e realidade. Já o eu individual se refere à experiência subjetiva de si mesmo, construída ao longo da vida com base nas interações sociais, experiências emocionais e culturais, sendo a parte mais visível e única da identidade de cada pessoa. Enquanto o eu psíquico é mais universal e ligado à dinâmica do inconsciente, o eu individual é mais ligado à consciência e à singularidade de cada um.
O eu psíquico (ou ego, na teoria freudiana) é a estrutura que mediará os impulsos do id (primitivos) e as exigências da realidade externa. Ele atua como um regulador, buscando equilíbrio e minimizando conflitos entre desejo, moral e realidade. Já o eu individual se refere à experiência subjetiva de si mesmo, construída ao longo da vida com base nas interações sociais, experiências emocionais e culturais, sendo a parte mais visível e única da identidade de cada pessoa. Enquanto o eu psíquico é mais universal e ligado à dinâmica do inconsciente, o eu individual é mais ligado à consciência e à singularidade de cada um.