o Eu
Citação de Silvia Alves de Oliveira em julho 26, 2025, 12:13 pmFreud reconhece a a origem do eu na instância do id, com um destaque que a particularidade do eu que esta atrelado a narcisismo prímario ao desenvolvimento da personalidade e que segundo a psicanálise é desenvolvida por três instâncias id, ego e superego. Aqui Freud iniciou uma transformação do olhar médico, passando a considerar as teorias concebidas pelos próprios pacientes como uma doutrina, um método terapêutico um sistema de pensamento e um modo de transmissão. Na prática como a origem do eu está ligada ao id, destaca a peculiaridade do eu que é responsável pelos comportamentos plausíveis, pelas perdas irreparáveis, fazendo com que o id forma uma identidade ilusória com vestígios de outros que cruzaram a área pulsional do sujeito. Ou seja, a partir dessa experiência no id vamos formar nossa personalidade.
Freud reconhece a a origem do eu na instância do id, com um destaque que a particularidade do eu que esta atrelado a narcisismo prímario ao desenvolvimento da personalidade e que segundo a psicanálise é desenvolvida por três instâncias id, ego e superego. Aqui Freud iniciou uma transformação do olhar médico, passando a considerar as teorias concebidas pelos próprios pacientes como uma doutrina, um método terapêutico um sistema de pensamento e um modo de transmissão. Na prática como a origem do eu está ligada ao id, destaca a peculiaridade do eu que é responsável pelos comportamentos plausíveis, pelas perdas irreparáveis, fazendo com que o id forma uma identidade ilusória com vestígios de outros que cruzaram a área pulsional do sujeito. Ou seja, a partir dessa experiência no id vamos formar nossa personalidade.