Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaPrincípios da Imagem PessoalO Eu
Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Eu

O Eu, ou ego é o entendimento de quem sou e é formado em alguns estágios.

Em primeiro momento o ser humano enquanto recém nascido é um ser vazio que necessita do outro para ser preenchido e ainda não distingue a diferenciação entre ele e o outro, entendo que é uma única unidade.

A partir do reconhecimento da sua imagem no espelho a criança começa a entender que ele enquanto ser é único em e individual.

É a partir deste momento que ele começa a formar o seu eu interior, a sua personalidade, que se constrói da união do seu id, ou seja dos seus desejos primitivos, do reflexo do outro, (em primeiro momento da mãe), ou seja do que ele aprende por meio de observação, ensinamentos e palavras, e em um terceiro da sua interação com a sociedade e a sua máxima de idealismo.

Segundo Freud o Ego ? o eu do indivíduo. Toma decisões e controla ações considerando condições objetivas da realidade e se desenvolve desde o nascimento.

Segundo Lacan o Eu pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho.

Segundo Dolto a imagem do corpo é o principal elemento na construção do Eu.