Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Eu e a Formação da Personalidade

Na psicanálise, o "Eu" é uma entidade complexa que desempenha um papel crucial na formação da personalidade. Este "Eu" atua como um mediador entre as forças conflitantes do Id, que busca satisfação imediata de desejos, e do Superego, que internaliza normas sociais e morais. É no constante equilíbrio entre essas instâncias que a personalidade começa a se moldar.
O Superego, como a instância moral da mente, desempenha um papel significativo na internalização de normas éticas e morais. Ao longo do desenvolvimento, especialmente na infância, absorvemos as expectativas parentais e os valores culturais, dando origem ao Superego. Essa complexa interação entre o "Eu" e o Superego cria dinâmicas internas que influenciam a formação da personalidade.
Os conflitos internos entre o Id, impulsionado por desejos imediatos, e o Superego, que impõe restrições morais, podem gerar uma tensão significativa no "Eu", criando situações difíceis que influenciam na formação da personalidade.
Carlos Alberto Aragao has reacted to this post.
Carlos Alberto Aragao

O Eu é o que temos de eterno, nossa essência e identidade divina, nossa consciência superior. Ele é mais do que nossa alma, que nosso ego, que nossa individualidade.