O "eu" como centro da imagem pessoal
Citação de Luzy Torres em dezembro 20, 2024, 8:17 pmO eu (ego) é o principal responsável pela construção da imagem pessoal segundo Freud. O eu, relaciona-se diretamente com a realidade externa, buscando criar uma representação funcional de si mesmo. É influenciado pelos desejos reprimidos (inconsciente) do Id e pelas exigências morais do Superego. O indivíduo constrói uma identidade baseada nas experiências vividas, nas identificações e nos conflitos psíquicos. O indivíduo incorpora características de figuras significativas (pais, cuidadores) durante o seu desenvolvimento. Essa identificação contribui pra formação do "superego", que regula a moralidade e os padrões internos. A imagem pessoal é, assim, o resultado de uma fusão entre expectativas internas (superego) as capacidades percebidas (ego).
A imagem pessoal é influenciada pela interação com o mundo externo. A maneira como o indivíduo é percebido pelos outros(e como ele interpreta essas percepções) contribui para a formação de sua autoimagem. O ego busca adaptar a imagem pessoal às demandas sociais, muitas vezes mascarando aspectos do inconsciente ou reprimidos. Freud entende a imagem pessoal como um reflexo complexo e dinâmico dos processos internos e externos.
O eu (ego) é o principal responsável pela construção da imagem pessoal segundo Freud. O eu, relaciona-se diretamente com a realidade externa, buscando criar uma representação funcional de si mesmo. É influenciado pelos desejos reprimidos (inconsciente) do Id e pelas exigências morais do Superego. O indivíduo constrói uma identidade baseada nas experiências vividas, nas identificações e nos conflitos psíquicos. O indivíduo incorpora características de figuras significativas (pais, cuidadores) durante o seu desenvolvimento. Essa identificação contribui pra formação do "superego", que regula a moralidade e os padrões internos. A imagem pessoal é, assim, o resultado de uma fusão entre expectativas internas (superego) as capacidades percebidas (ego).
A imagem pessoal é influenciada pela interação com o mundo externo. A maneira como o indivíduo é percebido pelos outros(e como ele interpreta essas percepções) contribui para a formação de sua autoimagem. O ego busca adaptar a imagem pessoal às demandas sociais, muitas vezes mascarando aspectos do inconsciente ou reprimidos. Freud entende a imagem pessoal como um reflexo complexo e dinâmico dos processos internos e externos.