Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principio da Imagem Pessoal na Perspectiva Psicanalítica

Na psicanálise, a relação entre corpo e identificação é crucial. A forma como o corpo é experimentado e representado está intrinsecamente ligada à constituição psíquica do sujeito. A identificação com imagens corporais e padrões sociais influencia a formação do eu.
A construção da personalidade, segundo a psicanálise, envolve a interação dinâmica entre o "Eu", o "Id" e o "Superego". A imagem do eu é formada por identificações, experiências sociais e a relação com o corpo. Essa construção é influenciada tanto por processos internos quanto por fatores sociais, moldando a complexidade da identidade psíquica e existencial do sujeito.

Para Freud, o "Eu" é uma das três partes da estrutura da mente, juntamente com o "Id" e o "Superego". Ele descreve o "Eu" como a parte da mente que lida com a realidade, toma decisões racionais e busca equilibrar as demandas do "Id" e do "Superego".
Já Lacan introduziu o conceito da "imagem no espelho" como parte fundamental da formação do eu. A criança se identifica com a imagem refletida no espelho, desenvolvendo a noção de um eu unificado, mas essa imagem nem sempre corresponde à experiência interna, conforme vimos no exercício abordado dos irmãos gêmeos.
E Françoise Dolto destacou a importância do corpo na identificação e formação do eu. A relação entre corpo e linguagem é crucial para a compreensão da construção psíquica. O corpo é o suporte da identificação e das representações simbólicas.

Thalyta123 has reacted to this post.
Thalyta123

Diante do conteúdo abordado e de sua complexidade, me pergunto como abordar, identificar e trabalhar as imagens e identificações que podem surgir no relato e experiências do ser humano. Como desconstruir ou reconstruir sua imagem, visando libertar-se de conflitos e angústias? A identificação se relaciona com a leitura de mundo,  em como ressignificar as vivências, o contexto em que foi gerado, criado e deixado no mundo.

Thalyta123 has reacted to this post.
Thalyta123