O Eu e a Formação da Personalidade
Citação de Vitor De Souza Silva em outubro 27, 2025, 1:52 amCom base nos conhecimentos adquiridos até aqui, para Freud o eu é a instância central da personalidade, responsável por mediar os impulsos do isso, as exigências do supereu e as demandas da realidade externa. A personalidade se forma a partir dessa interação: quanto mais equilibrado o eu, mais a pessoa consegue agir de forma adaptada e saudável; quando o eu é frágil ou sobrecarregado, surgem tensões, ansiedades e mecanismos de defesa que influenciam o comportamento e as relações com o mundo.
Com base nos conhecimentos adquiridos até aqui, para Freud o eu é a instância central da personalidade, responsável por mediar os impulsos do isso, as exigências do supereu e as demandas da realidade externa. A personalidade se forma a partir dessa interação: quanto mais equilibrado o eu, mais a pessoa consegue agir de forma adaptada e saudável; quando o eu é frágil ou sobrecarregado, surgem tensões, ansiedades e mecanismos de defesa que influenciam o comportamento e as relações com o mundo.