O eu e a libido
Citação de osias Junior em agosto 15, 2023, 8:14 pmO eu representa aquilo que o indivíduo acredita ser lá em seu inconsciente aquele sentimento primário e controlado pela libido, quando o mesmo passa interpretar as coisas de uma forma mais consciente e tomar decisões embasadas na cultura e sociedade.
O eu representa aquilo que o indivíduo acredita ser lá em seu inconsciente aquele sentimento primário e controlado pela libido, quando o mesmo passa interpretar as coisas de uma forma mais consciente e tomar decisões embasadas na cultura e sociedade.
Citação de CINEIDE NASCIMENTO em outubro 4, 2023, 9:34 pmO eu surge pelo olhar do outro, na função narcizante, que se precipita libidinalmente no eu, posicionando o na condição idealizada e por meio do jogo espetacular, viabiliza a percepção do seu corpo.Não havendo a mediação desse outro, não existiria o reconhecimento e nem a idealização do eu. O represamento da libido no eu é sentido como desprazeroso, quando acontece um excesso à vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos. Ou como objeto ou como sujeito, movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução se torna mais complexa.
O eu surge pelo olhar do outro, na função narcizante, que se precipita libidinalmente no eu, posicionando o na condição idealizada e por meio do jogo espetacular, viabiliza a percepção do seu corpo.Não havendo a mediação desse outro, não existiria o reconhecimento e nem a idealização do eu. O represamento da libido no eu é sentido como desprazeroso, quando acontece um excesso à vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos. Ou como objeto ou como sujeito, movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução se torna mais complexa.