o EU e a PERSONALIADE
Citação de LEANDRO DE VASCONCELOS PEREIRA em outubro 2, 2024, 3:33 pmO EU refere-se à percepção que temos de nós mesmos, é a nossa identidade e a autoconsciência. O EU é responsável pelo nosso desenvolvimento individual e por nossas interações sociais. Fundamental na construção da nossa autoimagem, autoestima e autoconceito.
Já a Personalidade é a construção individual que cada indivíduo cria com base em fatores socioculturais, biológicos, físicos e genéticos. Freud relata que o EU, atua como um mediador entre os desejos do id e as normas do superego.
O EU refere-se à percepção que temos de nós mesmos, é a nossa identidade e a autoconsciência. O EU é responsável pelo nosso desenvolvimento individual e por nossas interações sociais. Fundamental na construção da nossa autoimagem, autoestima e autoconceito.
Já a Personalidade é a construção individual que cada indivíduo cria com base em fatores socioculturais, biológicos, físicos e genéticos. Freud relata que o EU, atua como um mediador entre os desejos do id e as normas do superego.
Citação de felix.orpinny em outubro 2, 2024, 5:33 pmO Eu
- O que é: O "eu" se refere à percepção subjetiva que cada indivíduo tem de si mesmo. É a consciência de nossa própria existência, de nossas experiências, de nossos pensamentos e sentimentos. O "eu" é dinâmico, moldado pelas nossas interações sociais, culturais e pelas experiências de vida.
- Dimensões do Eu:
- Eu físico: Corpo, aparência, saúde.
- Eu social: Papéis sociais, relacionamentos, identidade social.
- Eu psicológico: Pensamentos, emoções, personalidade.
- Eu espiritual: Valores, crenças, sentido de propósito.
A Personalidade
- O que é: A personalidade engloba o conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que definem um indivíduo e influenciam o seu comportamento. Ela se manifesta em nossos pensamentos, sentimentos, motivações e ações.
- Teorias da Personalidade:
- Psicanálise (Freud): A personalidade é formada por três estruturas: Id (impulsos biológicos), Ego (realidade) e Superego (moralidade).
- Teorias dos traços: A personalidade é composta por traços estáveis (e.g., extroversão, neuroticismo) que predizem o comportamento.
- Teorias humanistas: A personalidade é moldada pela busca da auto-realização e pelo desejo de crescimento pessoal.
- Teorias sociais: A personalidade é influenciada pelas interações sociais e pelo contexto cultural.
O Eu
- O que é: O "eu" se refere à percepção subjetiva que cada indivíduo tem de si mesmo. É a consciência de nossa própria existência, de nossas experiências, de nossos pensamentos e sentimentos. O "eu" é dinâmico, moldado pelas nossas interações sociais, culturais e pelas experiências de vida.
- Dimensões do Eu:
- Eu físico: Corpo, aparência, saúde.
- Eu social: Papéis sociais, relacionamentos, identidade social.
- Eu psicológico: Pensamentos, emoções, personalidade.
- Eu espiritual: Valores, crenças, sentido de propósito.
A Personalidade
- O que é: A personalidade engloba o conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que definem um indivíduo e influenciam o seu comportamento. Ela se manifesta em nossos pensamentos, sentimentos, motivações e ações.
- Teorias da Personalidade:
- Psicanálise (Freud): A personalidade é formada por três estruturas: Id (impulsos biológicos), Ego (realidade) e Superego (moralidade).
- Teorias dos traços: A personalidade é composta por traços estáveis (e.g., extroversão, neuroticismo) que predizem o comportamento.
- Teorias humanistas: A personalidade é moldada pela busca da auto-realização e pelo desejo de crescimento pessoal.
- Teorias sociais: A personalidade é influenciada pelas interações sociais e pelo contexto cultural.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱