Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Eu e a Personalidade

Na psicanálise, o conceito de eu (ou ego) é entendido como a parte da mente que lida com a realidade, mediando os impulsos instintivos do ID (que busca prazer imediato) e as exigências do superego (que representa as regras e valores internalizados). O ego tenta manter o equilíbrio entre esses dois polos, ajudando a pessoa a funcionar de forma adequada no dia a dia.

Já a personalidade, segundo Freud, é formada por essas três instâncias — ID, ego e superego — e reflete o resultado dos conflitos internos entre elas. Esses conflitos podem surgir de desejos reprimidos, experiências da infância ou tensões entre os impulsos e as normas sociais.

Na esquizofrenia, o ego perde parte de sua capacidade de mediar entre o mundo interno e a realidade externa. É como se ele "desse um passo para trás", e a pessoa se desconectasse do mundo ao redor, investindo sua energia psíquica (libido) em si mesma, o que pode gerar pensamentos desorganizados, delírios e alucinações. Esse afastamento do real torna difícil manter um senso estável de "eu", o que explica muitos dos sintomas dessa condição.

4o
Marcia Maria Bentes Perdigao has reacted to this post.
Marcia Maria Bentes Perdigao

Muito bem esclarecido.