Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O eu e a personalidade

Segundo Sigmund Freud, o conceito do eu e da personalidade é complexo e é influenciado por diferentes componentes. Freud desenvolveu uma estrutura teórica composta por três instâncias psíquicas: o id, o ego e o superego.

O id representa os impulsos e desejos mais primitivos e instintivos de uma pessoa. É guiado pelo princípio do prazer, buscando a satisfação imediata das necessidades e impulsos básicos, como fome, sede e desejo sexual. O id opera no inconsciente e não possui noção de realidade ou moralidade.

O ego é a instância que lida com a realidade externa. Ele age de acordo com o princípio da realidade, buscando equilibrar os impulsos do id com as demandas e normas do mundo ao seu redor. O ego busca encontrar soluções adaptativas que satisfaçam as necessidades do id dentro dos limites impostos pela realidade.

O superego representa a internalização das normas sociais e morais. Ele é moldado pelos ensinamentos da sociedade, dos pais e das figuras de autoridade. O superego busca impor restrições e normas ao comportamento do indivíduo, buscando evitar sentimentos de culpa ou vergonha. Ele age como uma espécie de consciência internalizada.

A interação entre o id, o ego e o superego molda a personalidade de um indivíduo. O desenvolvimento da personalidade ocorre ao longo das diferentes fases psicossexuais propostas por Freud, nas quais diferentes conflitos e experiências influenciaram a formação do eu e a expressão dos desejos e impulsos.

Segundo Sigmund Freud, o conceito do eu e da personalidade e complexo e e influenciado por diferentes componentes.

Citação de edson barbosa em setembro 19, 2023, 4:11 am

Segundo Sigmund Freud, o conceito do eu e da personalidade e complexo e e influenciado por diferentes componentes.