O Eu e a personalidade
Citação de JNEGARCIA em maio 28, 2023, 12:08 amO eu age como um mediador entre as demandas do id, que busca a gratificação imediata dos desejos e impulsos primitivos, e as exigências do superego, que representa as normas e valores internalizados da sociedade. O eu tenta equilibrar essas forças conflitantes e encontrar soluções adaptativas para atender às necessidades do indivíduo.
A personalidade, por sua vez, é moldada pela interação dinâmica entre o id, o ego e o superego ao longo do desenvolvimento psicossexual. A personalidade é composta por diferentes aspectos, como traços de caráter, padrões comportamentais, motivações e defesas psicológicas. A psicanálise reconhece que a personalidade é influenciada por eventos e experiências ocorridos durante a infância, particularmente nas primeiras etapas do desenvolvimento psicossexual.
O eu age como um mediador entre as demandas do id, que busca a gratificação imediata dos desejos e impulsos primitivos, e as exigências do superego, que representa as normas e valores internalizados da sociedade. O eu tenta equilibrar essas forças conflitantes e encontrar soluções adaptativas para atender às necessidades do indivíduo.
A personalidade, por sua vez, é moldada pela interação dinâmica entre o id, o ego e o superego ao longo do desenvolvimento psicossexual. A personalidade é composta por diferentes aspectos, como traços de caráter, padrões comportamentais, motivações e defesas psicológicas. A psicanálise reconhece que a personalidade é influenciada por eventos e experiências ocorridos durante a infância, particularmente nas primeiras etapas do desenvolvimento psicossexual.