Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Eu e a personalidade segundo Freud

Para Freud, o eu é constituído na relação com outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu. Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.

Também acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

Para Freud o eu é primeiroe acima de tudo, um eu corporal, não é simplesmente uma entidade de superfície.Ao nascer não diferencia os limites do seu corpo, onde as sensações internas e externas encontram-se em completa desordem, posteriormente o seu desenvolvimento.A superfície do corpo começa a ser definida , iniciando assim a constituição do seu esquema e imagem corporal e a estruturação do seu eu.Este desenvolvimento ocorre numa ordem dialética, que envolve sempre ele e o outro.O narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu.A personalidade é constituída pelos três grandes sistemas ; o id, o ego e o superego.O id é o sistema originário da personalidade a instância inconsciente, o reservatório das energias psíquicas, onde se localizam as pulsões, instintos, desejos.O ego representa a personalidade , éd o eu do indivíduo,que toma decisões, e controla ações considerando as condições objetivas da realidade (sociedade) e se desenvolve desde o nascimento.Para Freud a personalidade se desenvolve por emio de cinco estágios, ( oral, anal, fálico, latência e genital ), durante os quais as crianças enrentam conflitos originados pelas demandas da sociedade e os próprios impulsos sexuais ( nessa fase a sexualidade é relacionada com a experiência do prazer e não do prazer das relações sexuais da fase genital.O entendimento e o conhecimento dessa estrutura, com as experiências e dificuldades dos estágios, podem indicar características específicas na personalidade adulta.

Investigações a cerca do que constitui o comportamento humano sempre há de nos mover.