Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Eu e a Self na visão da psicanálise

Na constituição do eu em relação com outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu. Descreve as condições corporais como um repertorio verbal e o comportamento do próprio indivíduo, sendo formado em contingências sociais, por meio de questionamentos feitos pelos membros da comunidade verbal, que permitiram ao indivíduo voltar-se para si mesmo.
Lembrando que o EU origina-se do contato do individuo com a realidade -ainda é responsável pelo teste de realidade. Enquanto que a self digamos que seja capaz de controlar tanto o mundo interior quanto tudo aquilo que está em seu entorno, pronto para entrar em atividade a qualquer momento, para Damásio a consciência é uma faculdade da nossa mente.

Eu corporal ( projeção mental da superfície corporalderivada de sensações endógenas e exógenas.Eu : Conjunto de representações psíquicas mais ou menos estáveis através do qual os sujeito regula sua relação consigo e com o outro.

Self ( protoself : conjunto inconsciente de representações das numerosas dimensões do estado corrente do corpo peas modificações internas e pelo contato com o exterior.Self central : referência transitória constantemente refeita , mas, consciente ao organismo individual em que os eventos estão ocorrendo.Self autobiográfico: registro organizado e verbal de experiências passadas de um indivíduo , projeção no futuro e guia da ação.