O Eu e sua complexidade psíquica
Citação de Uarle Santana Figueredo em maio 18, 2024, 7:29 pmSomos "obrigados" a aceitar que somos esta máquina em demasiada evolução, sendo seres constituídos de complexidade e unicidade. As contribuições psicanalíticas freudianas são de fundamental importância no cenário contemporâneo, de modo que elas coincidem com o nosso comportamento e as intenções por trás deles, e elas nos ajudam a testemunharmos que temos uma construção psíquica ampla. Nossa personalidade, por exemplo, são caracterizadas por seis instâncias psíquicas divididas em dois tópicos: 1) chamada de primeira tópica: o Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente; 2) chamada de segunda tópica: o Id, Ego e Superego. Essas instâncias influenciam e fazem parte da construção da nossa personalidade, isto é, da formação do Eu. Inconsciente é tudo aquilo que é reprimido; pré-consciente é aquilo que necessita de determinado esforço que vence a censura para trazermos à luz e consciente é o estado no qual o indivíduo tem lucidez acerca da realidade e dos seus comportamentos. O Id é o reservatório desorganizado das nossas pulsões; o Ego é a instância psíquica mais consciente do nosso aparelho psíquico, no entanto, é também uma espécie de Id modificado pelas exterioridades; o Superego surge das relações parentais, uma instância onde a consciência moral tem sua prevalência. O Ego tenta, portanto, controlar os impulsos do Id e equilibrar as exigências do Superego.
se me enganei em algo, ajudem-me! Gratidão.
Somos "obrigados" a aceitar que somos esta máquina em demasiada evolução, sendo seres constituídos de complexidade e unicidade. As contribuições psicanalíticas freudianas são de fundamental importância no cenário contemporâneo, de modo que elas coincidem com o nosso comportamento e as intenções por trás deles, e elas nos ajudam a testemunharmos que temos uma construção psíquica ampla. Nossa personalidade, por exemplo, são caracterizadas por seis instâncias psíquicas divididas em dois tópicos: 1) chamada de primeira tópica: o Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente; 2) chamada de segunda tópica: o Id, Ego e Superego. Essas instâncias influenciam e fazem parte da construção da nossa personalidade, isto é, da formação do Eu. Inconsciente é tudo aquilo que é reprimido; pré-consciente é aquilo que necessita de determinado esforço que vence a censura para trazermos à luz e consciente é o estado no qual o indivíduo tem lucidez acerca da realidade e dos seus comportamentos. O Id é o reservatório desorganizado das nossas pulsões; o Ego é a instância psíquica mais consciente do nosso aparelho psíquico, no entanto, é também uma espécie de Id modificado pelas exterioridades; o Superego surge das relações parentais, uma instância onde a consciência moral tem sua prevalência. O Ego tenta, portanto, controlar os impulsos do Id e equilibrar as exigências do Superego.
se me enganei em algo, ajudem-me! Gratidão.