Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O EU é um produto da relação do ID com a realidade externa

Segundo Freud, o "eu" é aquela parte do "id" que foi modificada pela influência direta do mundo externo, com o objetivo de aplicar a influência da realidade externa sobre o "id". Em outras palavras, o "eu" é um produto da relação do "id" com a realidade externa. Dessa forma, afirmar a origem do "eu" no "id" destaca a importância da relação entre o indivíduo e o mundo externo na formação da personalidade.

Essa ideia também enfatiza a dimensão de alteridade presente no "eu". Isso porque o "eu" é responsável por traduzir as exigências do mundo externo em comportamentos razoáveis e socialmente aceitos, o que implica em um processo de negociação entre a subjetividade do indivíduo e as exigências da realidade externa. Dessa forma, a noção de "eu" se relaciona diretamente com a capacidade do indivíduo de lidar com a alteridade e com as diferenças presentes na sociedade.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

O id é o sistema originário da personalidade,é a instância inconsciente,sendo o reservatório das energias psíquicas,onde se localizam as pulsões,os instintos,os desejos,são impulsos com uma torrente de energia ilimitada que exerce pressão contínua sobre a personalidade,cujo objetivo é a satisfação imediata para reduzir a tensão,pois é regido pelo princípio do prazer,que é a realidade impede esta descarga e está presente desde o nascimento.