Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O eu ideal

No eu ideal é conforme o como seríamos perfeitos em relação a supervalorização de nossos pais , resultado do narcisismo modelar deles em nossa educação , apesar de que o eu ter sua  autodeterminação  e a identidade fundamental que nos torna seres únicos

Francisco Das Chagas Gomes Alves has reacted to this post.
Francisco Das Chagas Gomes Alves

Metapsicologia refere-se à parte mais abstrata e teórica da psicanálise. Explica o funcionamento do aparelho psíquico e o comportamento com base em alguns princípios gerais. Freud criou o termo metapsicologia em 1896. Como uma base inicial aos conhecimentos e à prática da psicanálise. Principais textos em que Freud trabalha a perspectiva metapsicológica são: o Projeto de uma Psicologia (1895); A Interpretação dos Sonhos (1900), em especial o Capítulo VII; Formulações sobre os Dois Tipos do Acontecer Psíquico (1911); À Guisa de Page 3 3 Introdução ao Narcisismo (1914); O Inconsciente (1915).

Francisco Das Chagas Gomes Alves has reacted to this post.
Francisco Das Chagas Gomes Alves

O Id é a fonte de nossa energia psíquica, e representa a nossa libido, relaciona-se com a busca do prazer. O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. Comunica-se com o mundo externo e na medida do possível dá vazão aos impulsos do id, mas sempre resguardando nossa autopreservação. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos, exercendo um controle sobre os impulsos do ID.

O eu ideal surge pelo olhar do outro na função narcizante, que se precipita libidinalmente no eu, posicionando o                na condição idealizada, viabiliza a percepção do seu corpo. Não havendo esta mediação desse outro, não haveria o reconhecimento e nem a idealização do eu.(é pela via narcísica que nasce o eu ideal, primeiro estado de vida(narcisismo  primário)