Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O eu ideal e o ideal do eu

Esses dois conceitos são muito interessantes por interferem diretamente em nossa saúde psiquica. O "eu ideal", que é aquilo que gostariamos de ser ou que nossos pais gostariamos que fossemos, figuram o narcisismo. A pessoa em busca de se tornar o eu ideal pode feriri outras pessoas para tentar alcançar esse ideal.

Já o "ideal do eu " é aquele incansável desejo de ser aquilo que talvez não possa ser, é o que me leva à ansiedade pela busca excessiva desse "eu", fazendo com que eu me coloque em situações que são incompativeis com minha realidade, capacidade e temperamento.

Silvana Luiza da Silva has reacted to this post.
Silvana Luiza da Silva

O conceito de ideal do eu é um conceito polêmico. Sua primeira aparição se deu no texto "sobre o narcisismo: uma introdução" de 1914, onde Freud nos fala de um narcisismo infantil durante o qual o eu era seu próprio ideal e se atribuía uma perfeiçao imaginária.

Durante a vida encontramos vários "eus". Neste exato momento, por exemplo, estou me identificando muito mais com a psicanálise, com a qual pretendo trabalhar daqui para frente, do que com minha profissão de mais de vinte anos: professor de música. Portanto, verifico que além do eu ideal e do ideal do eu, ainda existem (ou podem existir para alguns) outros "eus" que nem conhecíamos. Ou, talvez, eles façam parte dos mesmos conceitos idealizados, mas que estão em constante transformação.  Esse meu novo eu estaria guardado no inconsciente e foi desperto agora?