O "eu" para a psicanálise.
Citação de Rafael Maia Gomes em junho 5, 2024, 12:23 amNa psicanálise a subjetividade é compreendida como a essência do ser humano que o diferencia de outros seres . É a singularidade de cada indivíduo, construída por meio de suas vivências, cultura, relações sociais, familiares e histórico pessoal.
O estágio do espelho é uma fase no desenvolvimento humano que ocorre entre os 6 e 18 meses de idade, quando a criança reconhece a sua imagem no espelho como 'eu' pela primeira vez. Este é um momento crucial na formação da identidade, sinalizando a emergência do eu, ou ego, como uma entidade separada do outro.
Para Freud o ego é o eu do Individuo
Para Lacan o eu é o imaginário
Para Dolto a imagem corporal é a principal representação do eu.
Na psicanálise a subjetividade é compreendida como a essência do ser humano que o diferencia de outros seres . É a singularidade de cada indivíduo, construída por meio de suas vivências, cultura, relações sociais, familiares e histórico pessoal.
O estágio do espelho é uma fase no desenvolvimento humano que ocorre entre os 6 e 18 meses de idade, quando a criança reconhece a sua imagem no espelho como 'eu' pela primeira vez. Este é um momento crucial na formação da identidade, sinalizando a emergência do eu, ou ego, como uma entidade separada do outro.
Para Freud o ego é o eu do Individuo
Para Lacan o eu é o imaginário
Para Dolto a imagem corporal é a principal representação do eu.