O Eu pela psicanálise
Citação de Joede costa de lima em novembro 24, 2022, 12:35 amO Eu tem seu núcleo no sistema perceptivo–consciente. Ele é, sobretudo, um “Eu corporal”, uma projeção psíquica da superfície do corpo. O Eu origina–se do contato do indivíduo com a realidade – ainda é responsável pelo teste de realidade. Antes, na primeira tópica, havia a dúvida se ele comportaria uma parte inconsciente (no artigo ora referido). A resposta é definitiva, ele é em grande parte inconsciente, aprofunda-se no recalcado, sua base está em contato com o Isso.
O Eu tem seu núcleo no sistema perceptivo–consciente. Ele é, sobretudo, um “Eu corporal”, uma projeção psíquica da superfície do corpo. O Eu origina–se do contato do indivíduo com a realidade – ainda é responsável pelo teste de realidade. Antes, na primeira tópica, havia a dúvida se ele comportaria uma parte inconsciente (no artigo ora referido). A resposta é definitiva, ele é em grande parte inconsciente, aprofunda-se no recalcado, sua base está em contato com o Isso.
Citação de Rodrigo Madureira Ribeiro em dezembro 4, 2022, 12:11 amA imagem do corpo na psicanálise é um dos registos mais significantes na constituição do sujeito.
A imagem do corpo na psicanálise é um dos registos mais significantes na constituição do sujeito.