O Inconsciente
Citação de Anderson Lino em fevereiro 12, 2026, 12:29 amA meu ver o mais interessante desse modulo foi perceber de fato o quanto as questões das quais não gostamos de falar, que de alguma forma nos incomodam, mesmo sem percebermos, definem nosso comportamento e nossa forma de pensar e agir. Vejo a grande importancia da psicanalise em querer "Tocar naquilo que ninguem quer que apareça." Interessante o quanto nós as vezes evitamos certas conversas, ate mesmo certos pensamentos, pq de alguma forma sabemos que ali está o X da questão.
Igualmente interessante o conceito de Resistencia enquanto força psiquica que impede a tomada de consciencia do pensamento. E ainda a proposta Freudiana de um ser humano mais livre e autonomo.
Algo em particular me chamou a atenção: "Para a Psicanalise o ser humano PRECISA ESTAR EM RELACIONAMENTO SAUDAVEL PARA MANTER-SE PRODUTIVO E ATIVO." Não sei se concordo e deixo aqui uma provocação, essa nessecidade não seria talvez, uma necessidade de validação do outro??
A meu ver o mais interessante desse modulo foi perceber de fato o quanto as questões das quais não gostamos de falar, que de alguma forma nos incomodam, mesmo sem percebermos, definem nosso comportamento e nossa forma de pensar e agir. Vejo a grande importancia da psicanalise em querer "Tocar naquilo que ninguem quer que apareça." Interessante o quanto nós as vezes evitamos certas conversas, ate mesmo certos pensamentos, pq de alguma forma sabemos que ali está o X da questão.
Igualmente interessante o conceito de Resistencia enquanto força psiquica que impede a tomada de consciencia do pensamento. E ainda a proposta Freudiana de um ser humano mais livre e autonomo.
Algo em particular me chamou a atenção: "Para a Psicanalise o ser humano PRECISA ESTAR EM RELACIONAMENTO SAUDAVEL PARA MANTER-SE PRODUTIVO E ATIVO." Não sei se concordo e deixo aqui uma provocação, essa nessecidade não seria talvez, uma necessidade de validação do outro??