Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O indivíduo para entender o todo, o todo para entender o indivíduo

A magia da psicanálise está no enfoque dado a individualidade. Na análise dos sonhos, versões novelísticas da vida que são tão pessoais, na escuta ativa das sessões individuais que buscam compreender a resolutiva pessoal do complexo de Édipo e as entranhas iniciais da vida, a perspectiva do consciente e inconsciente, as esferas do ID, Ego e superego, os mecanismos de defesa, os recalques, e tantas outras ferramentas que permitem traçar um perfil tão impregnado de “eu”.
A psicologia social, por outro lado, vem impregnada de nós. O nós que compõe grandes coletivos, que formam a gramática da comunicação, das relações afetivas, dos comportamentos e da cultura. Permite através de ferramentas tais como: a generalidade, a esterioridade e a coercitividade, interpretar os fatos sociais e tomar posse deles de maneira a refletir sobre naturalizações e premissas estruturais que podem estar cristalizadas de tal forma a criar feridas sociais que comprometem o bem estar coletivo.

Ambas se convergem no fato de que buscam alívios para as angústias humanas e procuram através da análise empírico científica, melhorar a condição humana e fazer florescer um novo dia.