O papel da memória
Citação de Cardoso Junior em maio 10, 2023, 4:43 amO papel da memória na elaboração e construção do pensamento humano assume instância valorativa na conjectura tempo-espaço, na medida em que estes evidenciam um caráter substancial na dialética da aprendizagem humana. Memórias múltiplas: do vivido, do pensado e do regido socialmente engendram uma trajetória de reflexão e (re) construção de si mesmo. Dos resquícios particulares às interações com o “outro”, memória e cognição entrelaçam-se na pertinência de uma aprendizagem significativa.
A memória é dinâmica e conecta as três dimensões temporais: ao ser evocada no presente, remete ao passado, mas sempre tendo em vista o futuro.
Ou seja, o papel da memória na elaboração e construção do pensamento humano assume instância valorativa na conjectura tempo-espaço, na medida em que estes evidenciam um caráter substancial na dialética da aprendizagem humana. Memórias múltiplas: do vivido, do pensado e do regido socialmente engendram uma trajetória de reflexão e (re) construção de si mesmo.
Já que, a memória é uma reconstrução psíquica e intelectual que acarreta de um fato, uma representação seletiva do passado, um passado que nunca é aquele do indivíduo somente, mas de um indivíduo inserido num contexto familiar e social. Portanto toda memória é por definição, “coletiva”.
O papel da memória na elaboração e construção do pensamento humano assume instância valorativa na conjectura tempo-espaço, na medida em que estes evidenciam um caráter substancial na dialética da aprendizagem humana. Memórias múltiplas: do vivido, do pensado e do regido socialmente engendram uma trajetória de reflexão e (re) construção de si mesmo. Dos resquícios particulares às interações com o “outro”, memória e cognição entrelaçam-se na pertinência de uma aprendizagem significativa.
A memória é dinâmica e conecta as três dimensões temporais: ao ser evocada no presente, remete ao passado, mas sempre tendo em vista o futuro.
Ou seja, o papel da memória na elaboração e construção do pensamento humano assume instância valorativa na conjectura tempo-espaço, na medida em que estes evidenciam um caráter substancial na dialética da aprendizagem humana. Memórias múltiplas: do vivido, do pensado e do regido socialmente engendram uma trajetória de reflexão e (re) construção de si mesmo.
Já que, a memória é uma reconstrução psíquica e intelectual que acarreta de um fato, uma representação seletiva do passado, um passado que nunca é aquele do indivíduo somente, mas de um indivíduo inserido num contexto familiar e social. Portanto toda memória é por definição, “coletiva”.