Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O que aprendi até aqui

Nesta introdução do curso, pude aprender sobre o contexto social e político em que Freud cria a psicanálise, a partir da disponibilidade de pode-se pensar cada ser como indivíduo, para então, buscar adentrar esse indivíduo, buscando compreender as influências interiores e exteriores em suas ações e pensamentos.

Ao longo dos estudos, Freud desenvolveu um par de teorias sobre a constituição e o funcionamento de nosso aparelho psíquico. Na primeira teoria, teorizou sobre as diferentes "parte" desse aparelho: o consciente (onde está tudo aquilo que temos consciência que existe), o pré-consciente, que fica entre o consciente e o inconsciente, e o inconsciente, onde fica tudo aquilo sobre o que não temos nenhum controle, pensamentos, memórias, traumas e etc.

A segunda teoria divide o mesmo aparelho psíquico em 3 outras partes: o id, que rege nossos desejos sem controle, nossa parte mais irracional, o ego, que faz a mediação entre a completa falta de moral e desejo puro e a completa castração do desejo por meio do julgamento moral e ético, e o super-ego. que é justamente o elemento opressor, que barra as ações que fujam de seu sistema de juízo de valores.