O que aprendi com a psicanálise
Citação de Luane.mrocha@gmail.com em março 30, 2024, 9:59 pmAprendi que o aparelho psíquico humano sempre encontrará uma maneira de nos fazer fugir da dor e atender aos desejos mais profundos e instintivos.
A psicanálise mostra, que os traumas escondidos no inconsciente, regem nossas atitudes e comportamentos atuais, gerando impactos negativos em nossa vida atualmente.
Freud sugeri que andemos pelo labirinto da nossa mente e analisemos sonhos, fantasias, esquecimentos ... pois ali, sempre há uma mensagem escondida. Isso mostra a importância de buscar constantemente autoconhecimento e saber mais sobre si.
Aprendi que o aparelho psíquico humano sempre encontrará uma maneira de nos fazer fugir da dor e atender aos desejos mais profundos e instintivos.
A psicanálise mostra, que os traumas escondidos no inconsciente, regem nossas atitudes e comportamentos atuais, gerando impactos negativos em nossa vida atualmente.
Freud sugeri que andemos pelo labirinto da nossa mente e analisemos sonhos, fantasias, esquecimentos ... pois ali, sempre há uma mensagem escondida. Isso mostra a importância de buscar constantemente autoconhecimento e saber mais sobre si.
Citação de Cristiano Rafael da Tuguia em abril 2, 2024, 12:34 amvocê concorda que isso nos leva a descobrir o porque de alumas atitudes na fase mais "madura" de nossas vidas? como por exemplo: A entrega desenfreada a certos tipos de coisas e meios? sem pensar em consequências e quando elas vem ficamos tentando tapar os buracos com peneiras ao invés de assumir que o problema é conosco?
você concorda que isso nos leva a descobrir o porque de alumas atitudes na fase mais "madura" de nossas vidas? como por exemplo: A entrega desenfreada a certos tipos de coisas e meios? sem pensar em consequências e quando elas vem ficamos tentando tapar os buracos com peneiras ao invés de assumir que o problema é conosco?
Citação de sumayaperes em abril 2, 2024, 3:06 pm
- Em primeiro ponto , não somos donos do próprio "destino" estamos a mercê do inconsciente. Como diz Freud , e também um cientista atual, estamos a mercê desse inconsciente que por trás de tudo domina nosso id (se eu entendi de forma correta o id) , eu estou constantemente sendo dominada pelo inconsistência, meu id segue ele mesmo que não saiba. E isso pode criar desconforto, e outros problemas
- Em primeiro ponto , não somos donos do próprio "destino" estamos a mercê do inconsciente. Como diz Freud , e também um cientista atual, estamos a mercê desse inconsciente que por trás de tudo domina nosso id (se eu entendi de forma correta o id) , eu estou constantemente sendo dominada pelo inconsistência, meu id segue ele mesmo que não saiba. E isso pode criar desconforto, e outros problemas
Citação de Jasmelino Geraldo da Silva Junior em abril 4, 2024, 3:52 pmA psicanálise, como método terapêutico é campo de estudo da mente humana, oferece diversos aprendizados que podem ser aplicados em diferentes áreas da vida.
Autoconhecimento:
- A psicanálise me ajuda a entender meus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto conscientes quanto inconscientes.
- Me ajuda a identificar meus mecanismos de defesa, compreender minhas motivações e reconhecer como as minhas experiências passadas influenciam o presente.
- Esse processo me leva a um maior autoconhecimento, fundamental para tomar decisões mais conscientes e construir relações mais saudáveis.
Relações interpessoais:
- Eu posso compreender melhor, e desenvolver a capacidade de entender e me conectar com outras pessoas de maneira mais profunda e empática.
- A psicanálise me ajuda a lidar com conflitos de forma mais construtiva, a comunicar minhas necessidades de maneira assertiva e a construir relações mais saudáveis e significativas.
A psicanálise, como método terapêutico é campo de estudo da mente humana, oferece diversos aprendizados que podem ser aplicados em diferentes áreas da vida.
Autoconhecimento:
- A psicanálise me ajuda a entender meus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto conscientes quanto inconscientes.
- Me ajuda a identificar meus mecanismos de defesa, compreender minhas motivações e reconhecer como as minhas experiências passadas influenciam o presente.
- Esse processo me leva a um maior autoconhecimento, fundamental para tomar decisões mais conscientes e construir relações mais saudáveis.
Relações interpessoais:
- Eu posso compreender melhor, e desenvolver a capacidade de entender e me conectar com outras pessoas de maneira mais profunda e empática.
- A psicanálise me ajuda a lidar com conflitos de forma mais construtiva, a comunicar minhas necessidades de maneira assertiva e a construir relações mais saudáveis e significativas.