Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O que aprendi no módulo de imagem pessoal

Este módulo foi bem esclarecedor, pois elabora uma fusão de conceitos psicanalíticos como a identificação do eu a partir dos conceitos de id, ego e superego de Freud, com a visão do estádio do espelho de Lacan, o que torna estes dois conceitos únicos tão entrelaçados e complementares que nos permite ter uma construção mais .completa sobre a formação da ideia do "eu" no indivíduo.

A imagem que construímos de nós desde a infância será fundamental para a construção de todo nossa imagem interna e isso afetará nossa dinâmica psíquica que comandará nossas crenças e comportamentos, resultando em situações positivas ou negativas em nossa vida.

Me recordo de quando eu era criança e minha mãe sempre reforçava o quanto eu era uma criança bonita e inteligente e acredito que isso reforçou bases positivas na contrução da minha auto-imagem e da minha auto-estima, sendo que sempre que eu estava em situações desafiadoras como em algum lugar com pessoas desconhecidas, eu acreditava que seria aceita e que as pessoas gostariam de mim porque a minha auto-imagem era positiva "sou uma criança bonita, portanto as pessoas se afeiçarão por mim e me aceitarão".

O papel dos pais e cuidadores nesta fase da construção da imagem pessoal da criança será fundamental para a sua percepção de imagem pessoa e construção dos seus recursos psíquicos e crencas pessoais.

 

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱