O que aprendi no módulo I
Citação de vejolu em outubro 29, 2024, 3:54 pmA psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX. Sua origem teve várias influências como da filosofia , psicologia, medicina e da literatura.
Freud quis entender o ser humano e suas relações sociais. Ele trouxe um novo olhar sobre a realidade interior do ser humano e como acontecimentos guardados no inconsciente podem gerar transtornos na vida da pessoa.
A psicanálise fundada por Freud, oferece uma visão complexa e profunda sobre a formação da imagem e constituição do "Eu".
Na constituição do "Eu" temos:
ID instintos primitivos, desejos e necessidades básicas.
EGO: parte racional e consciente do Eu, responsável pela adaptação à realidade.
SUPEREGO: consciência moral, incorporando valores e normas sociais.
Freud divide a mente humana em três partes:
Consciente: parte da mente que contém pensamentos, sentimentos e percepções atuais. É a parte racional e lógica da mente. As informações do consciente podem ser acessadas facilmente.
Inconsciente: é onde estão pensamentos, sentimentos e memórias reprimidos ou esquecidos. Essa parte é irracional e emocional. Essas informações não estão cientes, mas influenciam nosso comportamento.
Sublimação: é o processo pelo qual o inconsciente transforma impulsos instintivos em comportamentos sociais aceitáveis.
A psicanálise evoluiu ao longo do tempo. No entanto a obra de Freud continua fundamental para entender a mente humana.
A psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX. Sua origem teve várias influências como da filosofia , psicologia, medicina e da literatura.
Freud quis entender o ser humano e suas relações sociais. Ele trouxe um novo olhar sobre a realidade interior do ser humano e como acontecimentos guardados no inconsciente podem gerar transtornos na vida da pessoa.
A psicanálise fundada por Freud, oferece uma visão complexa e profunda sobre a formação da imagem e constituição do "Eu".
Na constituição do "Eu" temos:
ID instintos primitivos, desejos e necessidades básicas.
EGO: parte racional e consciente do Eu, responsável pela adaptação à realidade.
SUPEREGO: consciência moral, incorporando valores e normas sociais.
Freud divide a mente humana em três partes:
Consciente: parte da mente que contém pensamentos, sentimentos e percepções atuais. É a parte racional e lógica da mente. As informações do consciente podem ser acessadas facilmente.
Inconsciente: é onde estão pensamentos, sentimentos e memórias reprimidos ou esquecidos. Essa parte é irracional e emocional. Essas informações não estão cientes, mas influenciam nosso comportamento.
Sublimação: é o processo pelo qual o inconsciente transforma impulsos instintivos em comportamentos sociais aceitáveis.
A psicanálise evoluiu ao longo do tempo. No entanto a obra de Freud continua fundamental para entender a mente humana.