O QUE APRENDI SOBRE A ORIGEM DA PSICANÁLISE
Citação de Juliana Nhoato em setembro 6, 2024, 4:08 pmAo aprender sobre a origem da psicanálise, me surpreendi com como Sigmund Freud, no final do século XIX, revolucionou a maneira de entender a mente humana. Ele começou observando pacientes com sintomas estranhos, como a histeria, e percebeu que esses problemas não tinham explicações físicas, mas psicológicas, ligados a conflitos reprimidos no inconsciente, muitas vezes relacionados a desejos e traumas da infância. O conceito de que temos uma parte oculta da mente, que influencia nossas ações e emoções, fez total sentido para mim. A partir disso, a psicanálise foi se expandindo, incluindo ideias como o inconsciente e os mecanismos de defesa, e se tornando uma ferramenta poderosa para entender melhor a nós mesmos.
Ao aprender sobre a origem da psicanálise, me surpreendi com como Sigmund Freud, no final do século XIX, revolucionou a maneira de entender a mente humana. Ele começou observando pacientes com sintomas estranhos, como a histeria, e percebeu que esses problemas não tinham explicações físicas, mas psicológicas, ligados a conflitos reprimidos no inconsciente, muitas vezes relacionados a desejos e traumas da infância. O conceito de que temos uma parte oculta da mente, que influencia nossas ações e emoções, fez total sentido para mim. A partir disso, a psicanálise foi se expandindo, incluindo ideias como o inconsciente e os mecanismos de defesa, e se tornando uma ferramenta poderosa para entender melhor a nós mesmos.