Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O que aprendir... Psicanálise e Behaviorismo.

O que é Behaviorismo?

Behaviorismo originou-se com a intenção de destacar a importância de se estudar o comportamento externo de indivíduos, em vez de se concentrar sobre a mente humana não observável. Eles rejeitaram os conceitos mentalistas da psicanálise como o inconsciente. Emergindo como uma escola de pensamento na década de 1920, tem como grandes representantes John B. Watson, Ivan Pavolv e BF Skinner. Behavioristas enfatizam que o comportamento é uma resposta aos estímulos externos, e tem como principais pressupostos, por exemplo, determinismo, experimentalismo, e anti-mentalismo.

Como essa escola de pensamento exige um maior grau de empirismo, o uso de experimentos em laboratório com animais, como cães, ratos e pombos era comum. Behaviorismo compreende uma série de teorias, como a teoria do condicionamento clássico de Pavlov e condicionamento operante de Skinner. Ambas as teorias enfatizam diferentes formas de aprendizagem associativa.

A teoria do condicionamento clássico de Ivan Pavlov faz associações entre estímulos. Trata-se de um comportamento que ocorre como uma resposta automática a estímulos. O condicionamento operante, por outro lado, envolve as associações de organismos com as suas próprias ações e suas consequências. Ações seguidas por reforço tem um aumento de probabilidade de ocorrência futura, enquanto aquelas seguidas por punições tenha essa probabilidade diminuída.

O que é Psicanálise?

psicanálise é uma abordagem pioneira criada por Sigmund Freud. Ao contrário do Behaviorismo, essa escola de pensamento enfatiza a importância do inconsciente. Freud acreditava que o inconsciente motiva o comportamento. De acordo com a teoria do iceberg, a mente humana compreende o consciente, pré-consciente e inconsciente. Enquanto o consciente e pré-consciente são acessíveis, o inconsciente não é. Este abriga os medos, necessidades egoístas, motivos violentos, impulsos imorais, e assim por diante. Este é o lado mais obscuro da mente humana. Freud acreditava que as expressões inconscientes aparecem como sonhos, lapsos de fala e maneirismos.

Quando se fala da personalidade, a concepção freudiana apresenta três componentes, nomeadamente, id, ego e superego. Ele acreditava que o comportamento é regido pela interação desses três. Id é a mais primitiva e a parte menos acessível da personalidade. Id busca gratificação imediata e opera pelo princípio do prazer. O Ego serve como um mediador entre o id e as circunstâncias do mundo externo para facilitar a interação. Ele mantém as demandas de busca do prazer do id até um objeto apropriado ser encontrado para satisfazer e necessidade e reduzir a tensão. Ego funciona pelo princípio da realidadeSuperego tenta inibir a satisfação do id completamente enquanto o ego apenas adia. Superego atua pelo princípio da moralidade.

 

O Behaviorismo acredita que todo comportamento é resultado de estimulos. Já a Psicanálise acredita que toda comportamento é resultado de algo guardado no inconsciente.