O que estou aprendendo nesse módulo.
Citação de Canielli em novembro 27, 2024, 9:24 pmNeste módulo do curso, estou aprendendo sobre como os conceitos de identificação, imagem e culpa se conectam na construção do "eu" e na relação com o outro. A partir da psicanálise, especialmente as teorias de Freud e Lacan, estou entendendo como a imagem desempenha um papel essencial na formação da identidade, seja no nível individual ou coletivo. Também estamos analisando como a sociedade contemporânea, através da lógica do espetáculo, transforma as relações humanas em algo superficial, centrado na aparência e na repetição de padrões, como culpa e punição. É fascinante perceber como esses conceitos se aplicam a obras culturais, como o episódio "Urso Branco" de Black Mirror, e como eles nos ajudam a compreender melhor as dinâmicas da nossa vida cotidiana.
Neste módulo do curso, estou aprendendo sobre como os conceitos de identificação, imagem e culpa se conectam na construção do "eu" e na relação com o outro. A partir da psicanálise, especialmente as teorias de Freud e Lacan, estou entendendo como a imagem desempenha um papel essencial na formação da identidade, seja no nível individual ou coletivo. Também estamos analisando como a sociedade contemporânea, através da lógica do espetáculo, transforma as relações humanas em algo superficial, centrado na aparência e na repetição de padrões, como culpa e punição. É fascinante perceber como esses conceitos se aplicam a obras culturais, como o episódio "Urso Branco" de Black Mirror, e como eles nos ajudam a compreender melhor as dinâmicas da nossa vida cotidiana.