O Que Eu Aprendi
Citação de Marcos Henrique Bairros Bandeira em dezembro 9, 2024, 2:44 pmAprendi que o conceito de eu do Freud e Damásio tem diversas similaridades, apesar de terem semelhanças significativas.
Ambos concordam que a base do psiquismo está nas sensações corporais.
Freud vê o ego como o mediador das emoções humanas enquanto Damásio acredita que seja o Self (basicamente um sistema regulador do interno com a base do mundo externo para mediar).
Apesar disso Freud acrescenta mais valor ao inconsciente, enquanto Damásio foca no self consciente e nessa integração entre o corpo e mente.
Em geral, ambos tem essa perpespectiva de que o corpo é uma ponte entre os dois mundos, externo e inconsciente.
Aprendi que o conceito de eu do Freud e Damásio tem diversas similaridades, apesar de terem semelhanças significativas.
Ambos concordam que a base do psiquismo está nas sensações corporais.
Freud vê o ego como o mediador das emoções humanas enquanto Damásio acredita que seja o Self (basicamente um sistema regulador do interno com a base do mundo externo para mediar).
Apesar disso Freud acrescenta mais valor ao inconsciente, enquanto Damásio foca no self consciente e nessa integração entre o corpo e mente.
Em geral, ambos tem essa perpespectiva de que o corpo é uma ponte entre os dois mundos, externo e inconsciente.