Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Origem da psicanálise

Bom, neste módulo eu consegui entender o que é e como funciona a psicanálise, onde surgiu, sua proposta para o tratamento da mente, através da busca e entendimento do subconsciente. Claro, existe o id, o ego, superego, também existe os mecanismos de busca etc. Mas o que mais me chamou a atenção foi a importância do subconsciente para o entendimento do eu, do outro, para buscar a raiz do problema, e descobrir que lutamos por anos contra aquilo. Descobri a importância do subconsciente para o processo de cura.

Neste modulo, entendi que a origem da psicanálise está diretamente ligada a Sigmund Freud, ela nasceu a partir da escuta de pacientes que apresentavam sintomas físicos sem causa orgânica aparente, o era era chamado de histeria. Entendi que a psicanálise nasce como um método clínico, o marco inicial é a obra intitulada "Estudos sobre a Histeria" escrita por Freud e Josef Breuer. A proposta de de tratamento da mente através da escuta e investigação do inconsciente, ou seja, a fala virou caminho de cura. entendi também que, o id é a parte mais primitiva e está presente desde o nascimento, ela busca o prazer imediato, após, o ego se desenvolve para mediar ou ponderar os impulsos do id com a realidade e o superego é a instância moral, que se forma a partir da internalização das normas e valores, o superego representa a consciência, os ideais e as proibições.