Origem da Psicanálise
Citação de Liliane Lucia em dezembro 16, 2022, 2:01 amO ser humano é uma caixinha de surpresas desde o seu nascimento, não é? Tudo que fazemos,sentimos e pensamos está ligado ao nosso inconsciente. E Freud descobriu isso de uma forma genial porém, ouso ir mais longe e como cristã, penso que A Bíblia também aborda a psicanálise muito antes(posso estar errada)mas veja o exemplo de Caim:
Quando Deus diz a ele " O pecado jaz à porta,mas você deve dominá-lo" vejo o id, o ego e o superego aqui:O id violento, querendo assassinar Abel. O ego ponderando e analisando as consequências já que Caim estava premeditado mas ainda não cometera o crime e o superego,ainda que quase ausente em Caim de alguma forma está ali ou Deus não chamaria sua atenção.
Para mim,tem sido uma grata surpresa estudar Psicanálise e como Freud debruçou sobre esse assunto,trazendo tantas informações preciosas.
Pra fechar,quero entender melhor sobre o Complexo de Édipo- De fato,é bem complexo portanto, estou buscando me aprofundar mais nesse tema.
O ser humano é uma caixinha de surpresas desde o seu nascimento, não é? Tudo que fazemos,sentimos e pensamos está ligado ao nosso inconsciente. E Freud descobriu isso de uma forma genial porém, ouso ir mais longe e como cristã, penso que A Bíblia também aborda a psicanálise muito antes(posso estar errada)mas veja o exemplo de Caim:
Quando Deus diz a ele " O pecado jaz à porta,mas você deve dominá-lo" vejo o id, o ego e o superego aqui:O id violento, querendo assassinar Abel. O ego ponderando e analisando as consequências já que Caim estava premeditado mas ainda não cometera o crime e o superego,ainda que quase ausente em Caim de alguma forma está ali ou Deus não chamaria sua atenção.
Para mim,tem sido uma grata surpresa estudar Psicanálise e como Freud debruçou sobre esse assunto,trazendo tantas informações preciosas.
Pra fechar,quero entender melhor sobre o Complexo de Édipo- De fato,é bem complexo portanto, estou buscando me aprofundar mais nesse tema.