Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Origem da psicanálise

Aprendi nesta aula que a Psicanálise se desenvolveu através de Sigmund Freud, como uma abordagem cognitiva para se compreender os embaraços da mente humana e o caminho que leva o ser humano a determinadas atitudes dentro da sociedade, sejam elas aceitáveis ou não. A mente humana, segundo Freud, é composta pelo Consciente, que é uma pequena parte das memórias num dado momento e o ponto de partida para investigação das demais áreas como o pré-consciente, que são memórias acessadas com facilidade pelo consciente. O inconsciente é onde está a  maior parte das memórias e sentimentos reprimidas, recalcadas e traumas que o ser humano sofre ao longo da vida que estão ocultos ou escondidos mas que em determinados momentos interferem causando uma desestabilidade.

     O Id, Ego e Superego

     Sigmund Freud, o Pai da psicanálise, afirmou que além do consciente e inconsciente existe o Id, o Ego e o Superego que são agentes conjuntos que formam a personalidade e representações da impulsividade, racionalidade e moralidade. O Id age de forma desorganizada, trazendo os sentimentos e desejos reprimidos, contudo, o Ego age na racionalidade, interpretando a realidade, memórias e emoções e o Superego age como juiz para inibir os impulsos do id as atividades e pensamentos do Ego. Quando um dos três conceitos perde sua força é notável uma desestabilidade emocional, rebeldia ou até mesmo impulsos descontrolados.

A origem da psicanálise se dá  como uma forma radical e nova de perceber o ser humano em sociedade. Como ele se relaciona no seu ambiente social. E tem sua evidência  quando analisa a sua influência na organização da sociedade  contemporânea, na cultura e nas varias áreas  do saber.