Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Origem da Psicanalise

  • Psicanalise surge como uma teoria social que marca o inicio de uma abordagem sobre o ser mundo e seu mundo interior, e o inter relacionamentos com o mundo externo. Achei interessante que no vídeo, Luis Felipe Pondé, afirma que um motivador para Freud seria o romantismo, que "muitas vezes fala de um estrutura sublime".
  • Para Freud, a descoberta ou a formulação do inconsciente seria uma forma "materialista" de enfrentar o materialismo que era dominante naqueles dias. Assim, o ser humano não é, tudo o que vemos, mas, ele se faz também através de um instinto que até "silenciosamente"  determina suas ações.
  • Assim, desenvolve a teoria do aparelho psíquico dividido por três partes: 1- O consciente: lugar onde reside os conteúdos que temos consciência que existem. Na consciência não há mecanismos de defesa. 2- Pré-consciente: que trata do espaço intermediário entre o estado de consciência e o estado de profundo esquecimento". 3- Inconsciente: local não fisico; onde reside todos os conteúdos relacionados a nossa história pessoal. Nele não há noção tempo, passado, presente e futuro. Nele está arquivado boas e más lembranças. Muita embora, não seja consciente, vez e outra, ele dirige nossas percepções do mundo externo, pessoal. O inconsciente possui leis e uma lógica própria.Essa teoria acaba passando por uma Evolução 1920-1923.
  • Id: tenta realizar seus desejos a todo custo, sem contudo, estar cônscio das possibilidades de união por uma ação ruim. Ego: tem uma ação movida pela necessidade de auto preservação. Ele é responsável por promover uma ação negociadora e consciente que leva o individuo a reflexão ponderada, a perceber se deve ou não realizar o desejo proveniente do Id. É o elemento mais consciente do aparelho psíquico. Super ego: por meio da ação do superego surge a ação/instinto/mecanismo de defesa da repressão. Ele preserva o que é aceito moralmente, leva o individuo a ter sentimento de culpa. A ação conflituosa em excesso desses três componentes do aparelhos psíquico pode resultar no aparecimento das neuroses, dos desconfortos psicológicos e das doenças psicossomáticas.
  • Freud iniciou suas investigações psíquicas como método da hipnose, aprendido por Josef Breuer. Por meio da hipnose, o paciente rememorava os eventos e as experiencias dolorosa esquecidas que causavam comportamento obsessivo. Como nem todos se deixavam hipnotizar ele foi abrindo mão do método catártico, criou o método de concentração (psicanálise). Para trazer a tona momentos dolorosos, descobriu a resistência e repressão.
  • Sublimação: no insconsciente do ser humano existe uma força interna que conspira para que os desejos sejam realizados sem que existam os sentimentos de culpa, de desprazer. Essa força tranquiliza a consciência. Esse mecanismo busca aliviar o conflito, negando ou falsificando a realidade, podendo impedir o desenvolvimento da personalidade.
  • Metapsicologia: onde estão os conceitos básicos da psicanalise. quando uma pessoas se torna dominada pelas vontades e desejos do Id, isso pode ocasionar inúmeros conflitos e risco. As características do Id incluem vontades primitivas e insanas, satisfação pessoal sem limites ou ações devotadas para realizar os desejos sem levar em consideração as consequências.
  • Para Luiz Felipe Pondé: "Freud se via como um traidor da ordem social". Ele buscava o ser humano na escuridão, não nos holofotes que o aparelho psíquico proporcionava. Sabia que o razoavelmente normal era uma empreitada difícil. As pessoas precisam seguir regras, mas muitas vezes "contornar regras" mostraria quem são, aqui se aproxima do estoicismo.
  • Uma fala interessante do ponde: é quando traça uma linha retilínea que se Freud vivesse hoje, usaria o termo histeria para essa sexualidade exacerbada que se percebe.
  • Ser humilde é ter saúde. Você será um narrador da vida para os que virão.