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ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS.

O Concílio Geral das Assembléias de Deus na América do Norte surgiu como resultado do movimento religioso que teve origem no início do presente século, e que se espalhou. Uma intensa sede espiritual, em razão da qual se efetuaram reuniões de oração entre grupos de crentes de várias denominações, foi uma das características que se evidenciaram nas igrejas, no fim do século passado.  A origem do movimento pentecostal não se pode atribuir a determinada pessoa, pois existem evidências do derramamento simultâneo do Espírito Santo em vários lugares. Um grupo de crentes pentecostais realizou uma convenção em 1897, na Nova Inglaterra. Mais ou menos na mesma época, manifestou-se um avivamento no estado de Carolina do Norte. Muitas das pessoas que participaram desses avivamentos participam, atualmente, do Concílio Geral das Assembléias de Deus. derramamento do Espírito Santo sobre um grupo de crentes sinceros na cidade de Topeka, estado de Kansas, no ano de 1901.

Foi assim que se formaram assembléias de crentes, os quais, mais tarde, se reuniram em Concílio Geral. Um desses grupos iniciou reuniões na cidade de Houston, Texas. Foi ali que W.J. Seymour, pregador de cor, pertencente ao grupo denominado "Santidade", recebeu a mensagem, antes mesmo de ser batizado com o Espírito Santo. No mês de abril de 1906, um grupo de crentes recebeu o batismo do Espírito Santo, na cidade de Los Angeles, acompanhado do falar em outras línguas. Enquanto se realizava um derramamento do Espírito Santo na cidade de Los Angeles, efetuaram-se, também, reuniões pentecostais nos acampamentos da cidade de Ashdond, próximo de Duxbury, em Massachussetts. A mensagem pentecostal espalhou-se com tal rapidez, que recebeu o nome de Movimento. Em razão dessa necessidade, que era patente a todos, um grupo de ministros pentecostais representativos decidiu solicitar a formação de um Concílio Geral, segundo o modelo do Concílio de que se fala no capítulo quinze do livro dos Atos dos Apóstolos, a fim de estabelecer normas acerca dos ensinos e práticas do movimento.

Participaram do primeiro Concílio cerca de trezentos ministros e delegados, procedentes de igrejas pentecostais independentes de todo o país. A criação do Concílio não obedecia a um desejo de organizar um corpo eclesiástico que exercesse jurisdição sobre as igrejas pentecostais livres, mas somente para estreitar os vínculos da unidade cristã e estabelecer bases bíblicas para a comunhão, trabalho e atividades em favor da extensão do reino de Cristo. No mês de novembro do mesmo ano (1914), realizou-se o segundo Concílio na cidade de Chicago. A organização começou a adquirir uma forma mais definida, contudo não se aprovaram sistemas doutrinários nem dogmas de fé. No outono de 1916, convocou-se o quarto Concílio Geral para a cidade de St. Louis, no estado de Missouri. Foi durante a realização desse Concílio que se aprovou uma declaração relativa às verdades fundamentais. Antes do ano de 1914, vários ministros pertencentes ao movimento pentecostal haviam consagrado suas vidas à obra missionária e seguiram para China, índia, África e América do Sul, inspirados pela fé, porém sem que nenhuma organização eclesiástica lhes garantisse auxílio financeiro, excetuando as promessas que lhes pudessem ser feitas por assembléias locais.

Até ao ano de 1919, o Departamento Executivo não passava de uma agência receptora e distribuidora das ofertas missionárias. Porém o Concílio que se reuniu nesse ano estabeleceu o Departamento de Missões Estrangeiras, elegendo ao mesmo tempo um secretário para o referido Departamento. O Departamento de Missões Estrangeiras emprega métodos modernos de propagação do Evangelho de Jesus Cristo, nos países de além-mar. Por meio da organização juvenil da igreja, pôs em execução um programa cujo lema é o seguinte: "Espalhai a luz." Quando o Concílio Geral se organizou, em 1914, dois jornais pentecostais foram a ele incorporados, cujos nomes são os seguintes: "Word and Witness", jornal mensal editado por E.N. Bell, em Malvern, Arkansas e "The Christian Evangel", publicação semanal editada por J. Roswell Flower, de Plainfield, Indiana. No ano de 1918 já se tornava necessário mudar para um edifício maior, a fim de atender à expansão das publicações. Transferiram-se, então, escritório e oficinas para Lyon e Pacific Streets, na cidade de Spring-field, Missouri. No período de 1945-1948 era evidente a necessidade de novas ampliações. Pouco depois da organização do Concílio Geral, o trabalho nos Estados Unidos ficou dividido em distritos. Cada um desses distritos tem o seu próprio superintendente, secretário tesoureiro, e o presbitério do distrito. O superintendente do distrito, juntamente com dois ministros eleitos pelo eleitorado do distrito, formam o presbitério geral do concílio. Os interesses gerais da organização são administrados por um Presbitério Executivo composto de dezesseis membros, oito dos quais não são residentes no local, enquanto os oito restantes exercem as funções de chefes dos vários departamentos na cidade de Spring-field, sede do Concílio Geral.

O Presbitério Geral do Concílio compõe-se de três membros de cada Concílio de Distrito e três membros de cada Concílio filiado de língua estrangeira, totalizando cento e cinquenta membros. No ano de 1922 fundou-se na cidade de Springfield, Missouri, um Instituto Bíblico para preparação de ministros e missionários. O ensino começou a ser ministrado nas aulas das classes da Escola Dominical da Assembléia de Deus local. Em 1924, construiu-se o primeiro edifício do Central Bible Institute. Também se fundaram Escolas Bíblicas em várias partes do país. O programa de estudos desses Institutos inclui inglês, grego, História da Igreja, organização de escolas dominicais e muitos outros cursos. Nos albores da organização da igreja toda a atenção foi dada às missões estrangeiras, e o resultado foi este: a obra missionária nos Estados Unidos ficou esquecida. As Assembléias de Deus, como organização, continuam sendo um movimento, e todos os anos se observa substancial aumento, quer no que diz respeito à igreja, quer ao que se refere às pessoas.  A forma de governo das Assembléias de Deus é congregacional, isto é, cada assembléia governa-se a si mesma e age de forma independente, ao mesmo tempo que mantém comunhão com as demais assembléias.