Os 3 componentes básicos do sistema psíquico
Citação de Josiane Oliveira Araujo em outubro 14, 2024, 3:04 pmO que mais me intrigou foi saber que o ID, EGO e o SUPEREGO encontraram-se em constante batalha e que a ação conflituosa em excesso desses três componentes do aparelho psíquico pode resultar no aparecimento das neuroses, dos desconfortos psicológicos e das doenças psicossomáticas.
Compreender isso me faz acreditar mais ainda o quanto importante é o autoconhecimento para nossa saúde mental. Saber as minhas particularidades/singularidades/minhas preferências é fundamental para ponderar entre o que eu quero e o que a sociedade me exige. Pois os dois extremos é perigoso!
O que mais me intrigou foi saber que o ID, EGO e o SUPEREGO encontraram-se em constante batalha e que a ação conflituosa em excesso desses três componentes do aparelho psíquico pode resultar no aparecimento das neuroses, dos desconfortos psicológicos e das doenças psicossomáticas.
Compreender isso me faz acreditar mais ainda o quanto importante é o autoconhecimento para nossa saúde mental. Saber as minhas particularidades/singularidades/minhas preferências é fundamental para ponderar entre o que eu quero e o que a sociedade me exige. Pois os dois extremos é perigoso!