Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaPrincípios da Imagem Pessoal"Outro"
Please or Cadastrar to create posts and topics.

"Outro"

O Estádio do Espelho, de Lacan,

Remete a questão família, que por sua vez, não deve ser pensada de modo isolado, mas "um" com "outro". A constituição dessa, por questões sociais, culturais, religiosas, noções de direito, ética, moral, que são como que base na formação da psique humana, a elaboração, constituição, identificação do eu servindo também a criança. A identidade do indivíduo é  construída nessa relação com o "outro". Interessante é pensar a carga de elementos para a constituição desse indivíduo diante dele, no espelho com linguagem, símbolos... Relembrando o seriado Black Mirror em o White Bear.

Lacan coloca a necessidade de interação real com o outro para a maturação. Ou seja, identificação mental com "o outro", e o reconhecimento desse. Podemos relacionar essa expressão com a história dos gêmeos univitelinos, e que podemos afirmar que é possível cada um dos meninos viver uma realidade ou situação diferente, sem a participação do outro - não sem antes a junção "das partes" que os irão confirmar...

A relação com o outro é de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo. O Outro serve como espelho e também como anti-espelho. Podemos ver no Outro, aspectos do nosso Eu refletidos e aspectos que não nos representa, servindo assim como régua para desenvolvimento da personalidade e descobrimento de quem somo como ser humano, assim como acontece com os gêmeos uni-vitelinos, quando um se olha no espelho, primeiro acha que é o seu próprio irmão e não se reconhece, mas depois de compreender a realidade, poderá assim olhar para seu irmão na realidade, tanto como um espelho de si mesmo fisicamente e não mais como um espelho de si mesmo como Ser humano.