Percecções módulo I
Citação de RICARDO BRAZ DA SILVA em janeiro 31, 2025, 9:18 amO materiais complementares abordam a constituição do eu sob diferentes perspectivas. "Caso Renato" apresenta um breve relato de investigação sobre a identidade de uma criança adotada. "Complemento - Black Mirror" analisa o episódio "Urso Branco" de Black Mirror, utilizando a psicanálise para discutir temas como identificação, imagem, e a lógica espetacular da sociedade contemporânea. "Desafio dos gêmeos" ilustra uma situação cotidiana, sem aprofundar em conceitos teóricos. E por último, "Imagem pessoal" explora a formação da imagem pessoal e do eu, integrando a psicanálise (Freud, Lacan, Dolto) e a psicologia social, analisando a relação entre corpo, identificação, e representações sociais.
Identificação: A identificação é um conceito chave na psicanálise para entender como o eu se forma em relação aos outros. Ela ocorre através da internalização de traços do outro. O espelho é um berço das identificações, onde a inscrição psíquica de uma imagem é autorizada por um outro. A identificação é também fundamental na compreensão do superego, a instância psíquica que internaliza a lei paterna e gera a culpa. No episódio "Urso Branco" de Black Mirror, a identificação ocorre inicialmente com a protagonista, mas depois se desloca para a criança vítima, revelando um mecanismo que pode levar à punição e repetição
O materiais complementares abordam a constituição do eu sob diferentes perspectivas. "Caso Renato" apresenta um breve relato de investigação sobre a identidade de uma criança adotada. "Complemento - Black Mirror" analisa o episódio "Urso Branco" de Black Mirror, utilizando a psicanálise para discutir temas como identificação, imagem, e a lógica espetacular da sociedade contemporânea. "Desafio dos gêmeos" ilustra uma situação cotidiana, sem aprofundar em conceitos teóricos. E por último, "Imagem pessoal" explora a formação da imagem pessoal e do eu, integrando a psicanálise (Freud, Lacan, Dolto) e a psicologia social, analisando a relação entre corpo, identificação, e representações sociais.